Gabinete Forense - Equipa

 

DIRECÇÃO E SUPERVISÃO CIENTÍFICA
Prof. Doutor Vítor Amorim Rodrigues
Prof. Doutor Miguel Basto Pereira

 

PSIQUIATRIA 

Prof. Doutor Vítor Amorim Rodrigues (Direção)
Médico psiquiatra e psicoterapeuta. Professor Auxiliar do ISPA- Instituto Universitário. Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Mestrado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa. Doutoramento em Psicologia (Psicopatologia) pela Universidade de Extremadura (Espanha).
Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Forenses pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Especialidade em Psiquiatria e Saúde Mental, Subespecialidade em Psiquiatria Forense e Competência em Avaliação do Dano pela Ordem dos Médicos. Membro Fundador, Titular e Presidente da Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial.
Atual Presidente da Federação Portuguesa de Psicoterapias.
Experiencia de cerca de 30 anos em trabalho pericial forense para os Tribunais nos âmbitos civil, penal, trabalho e Família e Menores.
Foi Diretor do Centro Educativo Navarro de Paiva (Instituto medico-psicológico) e psiquiatra prisional nos Estabelecimentos Prisionais do Pinheiro da Cruz, Linhó, Tires e Carregueira do Ministério da Justiça.

 

 

Dr. Ricardo Duque
Médico Psiquiatra. Membro da Ordem dos Médicos com a C. P. nº 53428.
Pós-Graduado em Sexologia e Sexologia Clínica na Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Psicoterapeuta em formação na Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial.
Experiência profissional no âmbito de Comportamentos Aditivos.

 

 

PSICOLOGIA 

Prof. Doutor Miguel Basto Pereira (Direção)
É co-diretor do Mestrado em Psicologia Forense e é Psicólogo e co-diretor do Gabinete Forense da Clínica ISPA. É doutorado em Psicologia Aplicada à Justiça e dedica a sua vida a aprofundar o conhecimento sobre os fatores que previnem o comportamento criminal ao longo da vida e a acompanhar jovens adultos com percursos de delinquência.
É Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica e Saúde, tem a especialidade avançada em Psicologia da Justiça (Ordem dos Psicólogos Portugueses).
É também docente do ISPA – Instituto Universitário, onde lecciona e coordena as Unidades Curriculares de Avaliação Psicológica em Contexto Forense I, Métodos de Avaliação I e Teorias do Crime. Os seus trabalhos de investigação são publicados em algumas das melhores revistas científicas do mundo nas áreas da Psicologia Forense e da Criminologia.

 

 

Prof.ª Doutora Telma Sousa Almeida
Professora Auxiliar no ISPA - Instituto Universitário. Concluiu a sua Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante, na Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa. Doutorou-se em Psicologia, pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido e é pós-graduada em Medicina Legal e em Avaliação Psicológica Forense. Especialista em desenvolvimento infantil, avaliação psicológica e entrevista forense de testemunhas especialmente vulneráveis. A sua carreira de investigação centra-se no estudo da participação das crianças na justiça, designadamente sobre o modo como são avaliadas e entrevistadas neste contexto. Ao longo dos últimos anos integrou várias equipas de investigação no âmbito do abuso de crianças, psicologia forense e desenvolvimental e delinquência juvenil. Tem vários trabalhos publicados em prestigiadas revistas científicas e livros da especialidade, bem como comunicações em conferências nacionais e internacionais. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e de associações internacionais, tais como: American Psychological Association (APA), Association for Psychological Science (APS), The Applied Developmental Psychology Research Group (ADPRG), European Association of Psychology and Law (EAPL) e do International Investigative Interviewing Research Group (iIIRG).

 

 

Prof.ª Doutora Andreia de Castro Rodrigues
Licenciada em Psicologia, pré-especialização em Psicologia do Comportamento Desviante (FPCEUP); Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante – Violência, crime e vítimas (FPCEUP); Doutorada em Psicologia – Psicologia da Justiça (UFP); Pós-doutoramento em Psicologia da Justiça (EPUM); Professora Auxiliar (ISPA – Instituto Universitário); Membro Efetivo da OPP; Especialista na Área de Psicologia Clínica e da Saúde, e especialidade avançada em Psicologia da Justiça e em Psicologia Comunitária, pela OPP;
Membro de 3 grupos de trabalho da Sociedade Europeia de Criminologia: Sentencing & Penal Decision-Making, Qualitative Research Methodologies and Epistemologies, e Prison Life and the Effects of Imprisonment.
Experiência de trabalho no âmbito de vários projetos de investigação, investigação-ação e intervenção de terreno, nas temáticas da psicologia da justiça e do comportamento desviante e com populações vulneráveis, em risco e com práticas transgressivas.

 

 

Prof.ª Doutora Maria Gouveia Pereira
É licenciada em Psicologia Clínica, sendo doutorada em Psicologia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bolonha, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É psicoterapeuta individual, de casal e familiar, membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF), Vice-Presidente do Núcleo de Estudos do Suicídio (NES) do Hospital de Santa Maria. Membro da Sociedade Portuguesa de Suicidologia e Membro do Núcleo de Investigação e Intervenção na Família da SPTF.
É especialista é gestão de conflitos familiares, particularmente com jovens delinquentes, e em violência autoperpetrada (suicídio e comportamento autolesivos), tendo, nestas áreas, múltiplas publicações científicas em periódicos internacionais de relevo.

 

 

Mestre Pedro Rodrigues Anjos
Licenciado em Psicologia; Especializado em Medicina Legal e Sexologia Forense; Pós-Graduado em Intervenção Psicológica, Avaliação Psicológica & Forense; Mestrado em Psicologia – Psicologia Clínica e Psicocriminologia;
Diploma de Estudos Avançados em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicanálise;
Membro Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Justiça (OPP).
Tem construído o seu percurso profissional entre a prática privada (clínica e forense), a prática em Contexto Prisional e em Contexto de Acolhimento de Menores e a intervenção multidisciplinar (CPCJ’s; Projecto EVA; etc.).
Actualmente, para além da prática clínica privada, é Técnico Superior do Ministério da Justiça e responsável pelo Serviço de Psicologia do Estabelecimento Prisional da Carregueira e é Perito-Forense do Gabinete Forense do ISPA. É autor de várias publicações e comunicações, acerca dos seus vários temas de interesse.

 

 

Mestre Miguel Oliveira
É Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem o Mestrado Integrado em Psicologia, com Especialização em Psicologia Clínica tendo ainda completado a Pós-Graduação em Psicocriminologia, pelo ISPA – Instituto Universitário. Possui a Especialização Avançada em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante pelo Instituto-CRIAP. A sua atividade profissional tem-se centrado na Avaliação Psicológica em geral e na Psicologia Clínica no âmbito do acompanhamento de apoio psicológico.
Tem desenvolvido atividade científica no âmbito da Psicometria e na Avaliação Forense, tendo como interesses académicos a psicopatologia geral e aplicada ao contexto forense, a entrevista forense e a avaliação em psicologia forense. Exerce atualmente funções como Psicólogo Clínico em acumulação com as funções de Perito, e ainda como Docente Universitário no ISPA – Instituto Universitário, onde leciona Métodos de Avaliação I e Introdução à Psiocriminologia.

 

 

PSCOLOGIA/NEUROPSICOLOGIA 

Dr.ª Sílvia Ruivo
Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA, Instituto Universitário. Especialista em Neuropsicologia, pós-graduada em Avaliação Neuropsicológica e Neuropsicologia de Intervenção pela Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia e Neurodesenvolvimento pela Nova Medical School. Formação em Neuropsicologia Forense pela National Academy of Neuropsychology. Doutoranda em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa no âmbito do Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa. Atualmente docente universitária na área da Neuropsicologia e Neurodesenvolvimento.
Experiência na área de Neuropsicologia Forense em casos de Certificação de Incapacidade, Avaliação de Dano e Capacidade Funcional/Civil/Financeira/Testamentária.
Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da CamBrain Society e da APA Division 40.

Horários e Contactos

Horário de Atendimento

2ª a 6ª - 8:00h às 21:00h

Sábados - 10:00h às 15:00h

 

Marcação/Informações

Tel: 218 811 710

2ª a 6ª - 11:00h às 13:00h

e das 14:30h às 19:00h

 

Email: clinica@ispa.pt

 

Morada: Rua Jardim do Tabaco, 74, 2º

1149-041 Lisboa