Sobre a Academia

A Academia de Psicoterapeutas da Clínica ISPA é um espaço de treino, investigação e desenvolvimento de expertise clínica, baseado num novo paradigma. Este, centra-se na pessoa do terapeuta e no desenvolvimento da sua eficácia clínica, com intuito de desenvolver competências de intervenção, fundamentadas na investigação científica em psicoterapia, que mais contribuem para resultados terapêuticos positivos.

 

A missão da Academia Psicoterapeutas é promover uma eficácia clínica de nível superior, a estudantes de psicologia e de outras ciências humanas e da saúde, psicoterapeutas em formação, e membros titulares de orientações teóricas distintas. 

 

A contribuição de inúmeros psicoterapeutas e investigadores de renome, nacionais e internacionais, dão voz e ação a um programa de treino flexível, actual, inovador e desafiante.

 

A Academia, alicerça o seu paradigma de treino de psicoterapeutas – de todos os modelos teóricos – em três pilares base:

  1. Modelo Contextual
  2. Rotina de Monitorização de Resultados
  3. Prática Deliberada

O modelo contextual é um meta-modelo explicativo sobre o modo como as diferentes psicoterapias são eficazes. Não se trata, assim, de mais um modelo de intervenção. A rotina de monitorização de resultados – também denominada de evidência baseada-na-prática – é realizada por sistemas de feedback que potenciam os resultados psicoterapêuticos e diminuem as taxas de dropouts. A prática deliberada é um método de aprendizagem baseado na ciência da expertise. Trata-se de um método inovador na área da psicoterapia, que vem complementar as tradicionais formas de supervisão e formação contínua. Na prática deliberada, o foco está no desenvolvimento de uma eficácia clínica superior do psicoterapeuta. O programa de treino é idiossincrático, único, e específico a esse psicoterapeuta.

 

O treino de psicoterapeutas da Academia baseia-se num programa baseado na evidência científica que salienta as dimensões que mais contribuem para a variância atribuída à mudança terapêutica. A investigação tem realçado a importância de determinados factores comuns e transversais aos diferentes modelos teóricos, em detrimento das especificidades destes últimos.

 

Figura 1. Impacto dos factores comuns e específicos nos resultados terapêuticos (Wampold & Imel, 2015) 

 

O foco do treino é o psicoterapeuta. Complementarmente, estão identificadas as características e acções que mais contribuem para uma maior eficácia dos psicoterapeutas, bem como as variáveis que menos influenciam bons resultados clínicos.

 

Tabela 1. Baseado em Wampold (2017)

 

Da síntese da literatura científica, decorre um programa de treino que prima pelo eficiência e rigor, a flexibilidade dos módulos de treino, e por novos métodos de aprendizagem que fomentam o crescimento pessoal e profissional da pessoa do psicoterapeuta.

 

A Academia de Psicoterapeutas, parte integrante da Clínica ISPA, assenta em três vectores que se influenciam mutuamente: prática clínica, investigação científica, e treino de psicoterapeutas. 

 

 

 

Estando incorporada numa clínica universitária, a Academia beneficia do modelo clínico – investigador, no qual o treino de psicoterapeutas, baseia-se nas dimensões na evidência empírica. O treino de psicoterapeutas está assim organizado em ciclos de workshops, focados nos factores terapêuticos mais sustentados pela investigação científica, promovendo um treino individualizado e centrado na especificidade de cada psicoterapeuta, através de prática deliberada.

 



 

 

Horários e Contactos

Horário de Atendimento

2ª a 6ª - 8:00h às 21:00h

Sábados - 10:00h às 15:00h

 

Marcação/Informações

Tel: 218 811 710

2ª a 6ª - 11:00h às 13:00h

e das 14:30h às 19:00h

 

Email: clinica@ispa.pt

 

Morada: Rua Jardim do Tabaco, 74, 2º

1149-041 Lisboa