O que é a Monitorização de Resultados e os Sistemas de Feedback?

 

A rotina de monitorização de resultados – também denominada de evidência baseada na prática – é uma prática introduzida há alguns anos que permitiu melhorar a qualidade dos serviços de apoio psicológico e de psicoterapia. A evidência empírica tem tornado claro que, recolher informação sobre o progresso do paciente ao longo do processo psicoterapêutico, providenciando essa informação ao psicoterapeuta, melhora os resultados psicoterapêuticos.

 

A rotina de monitorização de resultados é realizada através de sistemas de feedback, que para além de realizarem uma leitura objectiva dos resultados da psicoterapia, executam uma leitura sobre o processo terapêuticos e sobre os factores que podem influenciar o percurso da intervenção psicológica. Os sistemas de feedback têm demonstrado a sua eficácia a identificar os pacientes que podem não estar a beneficiar da psicoterapia. Actuam como um sistema de informação complementar à avaliação clínica do psicoterapeuta. Os resultados das meta-análises demonstram que os sistemas de feedback podem duplicar os resultados terapêuticos e diminuir para metade as taxas de dropouts.

 

Monitorizar os processos terapêuticos com sistemas de feedback tem como objectivos centrais adaptar a intervenção à especificidade do paciente, melhorar os resultados terapêuticos e diminuir os dropouts (Boswell, et al., 2015).

Vários sistemas de feedback têm sido desenvolvidos ao longo dos últimos anos. O Outcome Questionnaire System (OQ System) (Lambert, 2015) e o The Partners for Change Outcome Management System (PCOMS) (Miller, Duncan, Sorrel & Brown, 2005), foram reconhecidos no Substance Abuse and Mental Health Administration’s National Registry of Evidence-based Programs and Practices. A Clínica ISPA e a Academia Psicoterapeutas têm parcerias com as organizações que detêm os direitos destes dois sistemas de feedback, e têm sido percursoras na introdução da rotina de monitorização de resultados, na psicoterapia em Portugal.

Horários e Contactos

Horário de Atendimento

2ª a 6ª - 8:00h às 21:00h

Sábados - 10:00h às 15:00h

 

Marcação/Informações

Tel: 218 811 710

2ª a 6ª - 11:00h às 13:00h

e das 14:30h às 19:00h

 

Email: clinica@ispa.pt

 

Morada: Rua Jardim do Tabaco, 74, 2º

1149-041 Lisboa