page--front.tpl.php

Sobre a Academia

 

Fundada em 2018, a Academia de Psicoterapeutas visa informar, treinar e implementar as mais recentes inovações clínicas e científicas, focando-se na pessoa do terapeuta e na promoção rigorosa de eficácia clínica superior.

 

A Academia de Psicoterapeutas da Clínica ISPA é um espaço de treino, investigação e desenvolvimento de expertise clínica, baseado num novo paradigma. Este, centra-se na pessoa do terapeuta e no desenvolvimento da sua eficácia clínica, com intuito de desenvolver competências de intervenção, fundamentadas na investigação científica em psicoterapia, que mais contribuem para resultados terapêuticos positivos.

 

missão da Academia Psicoterapeutas é promover uma eficácia clínica de nível superior, a estudantes de psicologia e de outras ciências humanas e da saúde, psicoterapeutas em formação, e membros titulares de orientações teóricas distintas. 

 

A contribuição de inúmeros psicoterapeutas e investigadores de renome, nacionais e internacionais, dão voz e ação a um programa de treino flexível, actual, inovador e desafiante.

 

A  Academia, alicerça o seu paradigma de treino de psicoterapeutas – de todos os modelos teóricos – em três pilares base:

 

O modelo contextual é um meta-modelo explicativo sobre o modo como as diferentes psicoterapias são eficazes. Não se trata, assim, de mais um modelo de intervenção. A rotina de monitorização de resultados – também denominada de evidência baseada-na-prática – é realizada por sistemas de feedback que potenciam os resultados psicoterapêuticos e diminuem as taxas de dropouts. A prática deliberada é um método de aprendizagem baseado na ciência da expertise. Trata-se de um método inovador na área da psicoterapia, que vem complementar as tradicionais formas de supervisão e formação contínua. Na prática deliberada, o foco está no desenvolvimento de uma eficácia clínica superior do psicoterapeuta. O programa de treino é idiossincrático, único, e específico a esse psicoterapeuta.

O treino de psicoterapeutas da Academia baseia-se num programa baseado na evidência científica que salienta as dimensões que mais contribuem para a variância atribuída à mudança terapêutica. A investigação tem realçado a importância de determinados factores comuns e transversais aos diferentes modelos teóricos, em detrimento das especificidades destes últimos.

wampoldtable

Figura 1. Impacto dos factores comuns e específicos nos resultados terapêuticos (Wampold & Imel, 2015) 

 

O foco do treino é o psicoterapeuta. Complementarmente, estão identificadas as características e acções que mais contribuem para uma maior eficácia dos psicoterapeutas, bem como as variáveis que menos influenciam bons resultados clínicos.

esquema

Tabela 1. Baseado em Wampold (2017)

 

Da síntese da literatura científica, decorre um programa de treino que prima pelo eficiência e rigor, a flexibilidade dos módulos de treino, e por novos métodos de aprendizagem que fomentam o crescimento pessoal e profissional da pessoa do psicoterapeuta.

 

A Academia de Psicoterapeutas, parte integrante da Clínica ISPA, assenta em três vectores que se influenciam mutuamente: prática clínicainvestigação científica, e treino de psicoterapeutas. 

esquema

 

Estando incorporada numa clínica universitária, a Academia beneficia do modelo clínico – investigador, no qual o treino de psicoterapeutas, baseia-se nas dimensões na evidência empírica. O treino de psicoterapeutas está assim organizado em ciclos de workshops, focados nos factores terapêuticos mais sustentados pela investigação científica, promovendo um treino individualizado e centrado na especificidade de cada psicoterapeuta, através de prática deliberada.

 

contactenos