page--front.tpl.php

#12 - Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental
10 de outubro - Dia mundial da Saúde Mental

 

Hoje assinala-se o dia Mundial da Saúde Mental. A definição de saúde mental não remete para a ausência de doença ou enfermidade, mas sim para um estado completo de bem-estar físico, social e mental. Assim, da mesma forma que procuramos ir ao ginásio para fortalecer o nosso corpo, também devemos procurar exercitar a mente, o autoconhecimento e as competências socioemocionais que são fulcrais na vida em sociedade.

 

Hoje é o dia mundial da saúde mental e é necessário dar-lhe voz, pois pelo menos 1 em cada 5 pessoas sofre de um problema mental, em Portugal (Relatório OCDE, 2018). A média europeia indica para perto de 84 milhões de pessoas que sofrem diariamente por esta causa, sendo a ansiedade o fator mais predominante (com uma estimativa de 25 milhões de pessoas), seguida pela depressão (que afeta 21 milhões de pessoas) (OCDE, 2018).

 

Entre os jovens, também se tem vindo a verificar um crescimento exponencial no que concerne aos problemas mentais. Segundo um estudo de 2022 (HBSC/OMS), jovens de idade escolar relataram uma descida na perceção da felicidade e satisfação com a vida, comparativamente aos últimos dados analisados em 2018. Uma saúde mental débil constitui-se como fator de risco em diversas áreas do nosso funcionamento, a curto, médio e longo prazo. Neste sentido, é fundamental aumentar os fatores de proteção na vida das crianças e dos adolescentes, de forma a prevenir a posterior ocorrência de doença mental na sua vida adulta.

 

As intervenções psicológicas são um destes fatores de proteção, na medida em que capacitam o indivíduo com competências para resolver os conflitos, atingir os seus objetivos, ter relações reciprocamente satisfatórias e ter uma perceção de si próprio mais positiva. No geral, contribuem para uma perceção melhor sobre a vida e os seus obstáculos inerentes.

 

Hoje, assinala-se o dia mundial da saúde mental e, perante números, estudos e consequências assustadoras, este é o lembrete para cuidarmos dela.

 

 

Por Eva Pires