page--front.tpl.php

Investigação Essencial em Psicoterapia

Investigação Essencial em Psicoterapia
O que é a Psicoterapia? 

 

A psicoterapia é hoje uma área de investigação muito estudada, com mais de 60000 artigos académicos publicados nos últimos 30 anos [1]. Um dos primeiros passos na sua história foi o desenvolvimento de numerosas abordagens teóricas, como a psicanalítica, a cognitivo-comportamental e a humanista-existencial [2]. Cada uma destas abordagens investiga e defende um conjunto de teorias de perturbação e intervenção psicológica. Esperava-se que as diferentes psicoterapias, por sua vez, demonstrassem diferenças significativas não só no tipo de intervenções feitas, como que estas intervenções fossem o ingrediente determinante para a eficácia da psicoterapia. Assim, o Séc. XX foi marcado por um clima de competição entre as abordagens terapêuticas, levando a uma era da investigação em parte centrada na comparação directa entre abordagens. [345]

Apesar deste contexto histórico, autores como Rosenzweig [6] e Jerome Frank [7] apelaram desde cedo à existência de “factores comuns” em psicoterapia – isto é, que a parte maior dos resultados clínicos poderiam ser explicados devido a um conjunto de ingredientes transversais a qualquer abordagem terapêutica, como por exemplo a criação e manutenção de uma aliança terapêutica sólida. [89]

 

Este debate psicoterapêutico e as décadas de investigação acumuladas levaram a um conjunto de conclusões, sugestões e desafios relevantes. Iremos dividir estes resultados nos seguintes temas: (1) a eficácia geral da psicoterapia; (2) desafios contemporâneos; (3) o modelo contextual; (4) efeitos do terapeuta; (5) características e acções de psicoterapeutas eficazes.

 

 

A Eficácia da Psicoterapia

 

A década de 50 foi marcada por um debate intenso e controverso entre Eysenck e Strupp, onde o primeiro autor defendeu não existirem provas conclusivas a favor da eficácia das intervenções psicológicas [10]. Este episódio ajudou a despelotar uma nova era de investigação psicoterapêutica, aumentando exponencialmente a quantidade e qualidade de estudos disponíveis. Mais de meio século depois, o que podemos concluir hoje sobre a eficácia das intervenções psicológicas?

  • A psicoterapia é eficaz. [111210] As intervenções psicológicas têm resultados consistentemente superiores no aliviar do sofrimento psicológico quando comparada à condição de placebo ou ao não tratamento. A investigação sugere que a pessoa em tratamento psicológico tem, em média, melhorias mais significativas que 80% da amostra não tratada.
  • A psicoterapia é, em muitos casos, igualmente eficaz a intervenções medicamentosas, sendo os ganhos terapêuticos da primeira geralmente mais duradouros. [131415]
  • As principais abordagens psicoterapêuticas têm hoje um forte apoio empírico a confirmar a sua eficácia para um conjunto alargado de perturbações psicológicas. Os estudos e meta-análises demonstraram a eficácia geral das principais abordagens psicoterapêuticas, nomeadamente: psicodinâmica [1617], cognitivo-comportamental [1819], humanista-experiencial [20], sistémica-familiar [21] e existencial [22]. Esta eficácia foi comprovada repetidamente para um conjunto de perturbações específicas, como a depressão [2324], perturbações de ansiedade [2526], stress pós-traumático [2728] e perturbações de personalidade [2930].
  • As meta-análises disponíveis não encontraram diferenças significativas de eficácia entre as diferentes abordagens estudadas, no geral e para perturbações específicas. [451527313233] Desde a primeira meta-análise por Smith e Glass em 1977 até aos dias de hoje, a investigação não identificou nenhuma abordagem terapêutica consistentemente e significativamente mais eficaz do que as restantes, sugerindo a existência de outros factores relevantes para os resultados clínicos para lá do modelo utilizado.

 

Podemos ver como o principal factor a influenciar os resultados terapêuticos são as variáveis do próprio cliente, englobando as suas caracaterísticas diagnósticas e não-diagnósticas e o seu meio ecológico. Por outras palavras, o cliente e as suas variáveis é o maior preditor dos resultados psicoterapêuticos.

Quanto às variáveis da psicoterapia, os factores comuns  

entre as abordagens, como a empatia adequada pelo cliente e a qualidade da aliança terapêutica, correlacionam-se mais significativamente com os resultados terapêuticos dos que as intervenções ou técnicas específicas utilizadas. 

As expectativas do cliente para com a psicoterapia e o psicoterapeuta são também particularmente relevantes para os resultados obtidos.

   Figura 1. Factores que influenciam os resultados terapêuticos (Lambert & Barley, 2001) [34]

 

   Figura 1. Factores que influenciam os resultados terapêuticos (Lambert & Barley, 2001) [34]

 

Apesar das intervenções ou técnicas aparentarem ter um impacto inferior aos factores comuns, é relevante mencionar que este impacto poderá torna-se consideravelmente superior quando estudado contextualmente. Isto é, certas intervenções poderão ser particularmente eficazes para certas pessoas em determinadas fases do processo terapêutico. [35] Esta adequação da intervenção às características do cliente e do processo em curso é muitas vezes chamada de responsividade. [36]

 

 

 

Desafios Contemporâneos

 

A investigação apresenta também um conjunto de desafios relevantes para a prática psicoterapêutica:

  • Taxa elevada de abandono prematuro do tratamento (“dropout”). A meta-análise mais recente, com base em 669 estudos (N = 83834), encontrou um abandono prematuro médio de 19,7%. [37] Por outras palavras, cerca de 1 em cada 5 clientes abandona a psicoterapia sem ganhos terapêuticos significativos. Regra geral, este abandono não está relacionado com a abordagem utilizada, mas mais com variáveis como a qualidade da aliança terapêutica. [3839]
  • Percentagem elevada de efeitos adversos / negativos em psicoterapia. Uma parte considerável dos clientes terminam uma intervenção psicológica em pior estado do que quando a começaram. [40] Entre 5% a 10% dos clientes pioram após a terapia e 35%-40% não experienciam melhorias significativas. [41] A percentagem de efeitos negativos agrava-se para os 15%-23% no caso de intervenções psicológicas com crianças. [42]
  • A maioria dos psicoterapeutas consistentemente sobrestima a sua eficácia psicoterapêutica. A investigação sugere que 25% dos terapeutas acreditam estar no percentil 90 de eficácia, sendo que nenhum terapeuta se avaliou como abaixo da média. [43]
  • A generalidade dos terapeutas é ineficaz no reconhecer de clientes em deterioração clínica e na avaliação do estado da relação terapêutica. [4445] Uma meta-análise encontrou que as avaliações da aliança terapêutica, da perspectiva dos clientes e dos terapeutas, se correlacionavam por apenas .36. [46] Terapeutas e clientes tendem também a variar na importância atribuída a diferentes aspectos do processo terapêutico. [4748]

 

Existem também desafios importantes quanto ao explicar dos resultados obtidos pelos psicoterapeutas. A literatura tem vindo a apresentar dados - muitas vezes surpreendentes - sobre variáveis do terapeuta que não influenciam os seus resultados clínicos:

  • A eficácia do psicoterapeuta não está relacionada com a sua idade, sexo ou orientação teórica. [495051]
  • Muitos terapeutas não melhoram consistentemente a sua eficácia com os anos de experiência clínica, podendo até deteriorar ligeiramente ao longo do tempo. Num exemplo particularmente importante, e no maior estudo deste tipo até hoje, foi reportada uma erosão no desempenho clínico de uma amostra de 170 terapeutas com mais de 6.500 clientes, avaliados longitudinalmente ao longo de um período de 5 anos. [52] Este declínio da eficácia clínica não estava relacionado com a gravidade clínica dos casos, o número de sessões ou vários outros factores do terapeuta (idade, anos de experiência e orientação teórica). Um outro estudo especialmente extenso analisando os resultados obtidos por 281 terapeutas com os seus respectivos 10812 clientes, reportou que os anos de experiência clínica dos terapeutas não eram uma variável preditora dos resultados em terapia. [49]
  • Psicoterapeutas profissionais e terapeutas em treino / supervisão atingem frequentemente resultado clínicos semelhantes. [5354]
  • O uso e adesão a intervenções manualizadas não dissipa as diferenças de eficácia clínica entre terapeutas. [5556]

 

Para além de todos os dados apresentados, a descoberta de mecanismos que explicam os resultados terapêuticos continua a ser um dos grandes desafios da investigação contemporânea. [57] Como vimos, a literatura tende a sugerir mais vezes variáveis que não se relacionam com os resultados clínicos, pondo em causa a importância relativa dos modelos teóricos e tipo de treino psicoterapêutico que dominaram as últimas décadas desta área.

 

Modelo Contextual

 

 

Bibliografia Recomendada
Referências
Conheça as referências

[1] Lambert, M. J. (2013). Introduction and historical overview. In M. J. Lambert (Ed.), Bergin and Garfield’s handbook of psychotherapy and behavior change (6ª ed., p. 3–20). John Wiley & Sons.

[2] Norcross, J. C., VandenBos, G. R., & Freedheim, D. K. (2011). History of psychotherapy: Continuity and change. American Psychological Association.

[3] Smith, M. L., & Glass, G. V. (1977). Meta-analysis of psychotherapy outcome studies. American psychologist32(9), 752.

[4] Seligman, M. E. (1995). The effectiveness of psychotherapy: The Consumer Reports study. American psychologist50(12), 965.

[5] Wampold, B. E., Mondin, G. W., Moody, M., Stich, F., Benson, K., & Ahn, H. N. (1997). A meta-analysis of outcome studies comparing bona fide psychotherapies: Empiricially, “all must have prizes”. Psychological bulletin, 122(3), 203.

[6] Rosenzweig, S. (1936). Some implicit common factors in diverse methods of psychotherapy. American journal of Orthopsychiatry6(3), 412.

[7] Frank, J. D., & Frank, J. B. (1993). Persuasion and healing: A comparative study of psychotherapy. JHU Press.

[8] Messer, S. B., & Wampold, B. E. (2002). Let's face facts: Common factors are more potent than specific therapy ingredients. Clinical Psychology: Science and Practice9(1), 21-25.

[9] Horvath, A. O., Del Re, A. C., Flückiger, C., & Symonds, D. (2011). Alliance in individual psychotherapy. Psychotherapy, 48(1), 9-16.

[10] Wampold, B. E. (2013). The good, the bad, and the ugly: a 50-year perspective on the outcome problem. Psychotherapy50(1), 16-24.

[11] Lambert, M. J. (2013). Outcome in psychotherapy: the past and important advances. Psychotherapy, 50(1), 42-51.

[12] Miller, S. D., Hubble, M. A., Chow, D. L., & Seidel, J. A. (2013). The outcome of psychotherapy: yesterday, today, and tomorrow. Psychotherapy, 50(1), 88-97.

[13] De Maat, S., Dekker, J., Schoevers, R., & De Jonghe, F. (2006). Relative efficacy of psychotherapy and pharmacotherapy in the treatment of depression: A meta-analysis. Psychotherapy Research, 16(5), 566-578.

[14] Cuijpers, P., Hollon, S. D., van Straten, A., Bockting, C., Berking, M., & Andersson, G. (2013). Does cognitive behaviour therapy have an enduring effect that is superior to keeping patients on continuation pharmacotherapy? A meta-analysis. BMJ open, 3(4).

[15] Imel, Z. E., Malterer, M. B., McKay, K. M., & Wampold, B. E. (2008). A meta-analysis of psychotherapy and medication in unipolar depression and dysthymia. Journal of affective disorders, 110(3), 197-206.

[16] Shedler, J. (2010). The efficacy of psychodynamic psychotherapy. American Psychologist, 65(2), 98-109.

[17] Leichsenring, F., Klein, S., & Salzer, S. (2014). The efficacy of psychodynamic psychotherapy in specific mental disorders: a 2013 update of empirical evidence. Contemporary Psychoanalysis, 50(1-2), 89-130.

[18] Hofmann, S. G., Asnaani, A., Vonk, I. J., Sawyer, A. T., & Fang, A. (2012). The efficacy of cognitive behavioral therapy: A review of meta-analyses. Cognitive therapy and research36(5), 427-440.

[19] McMain, S., Newman, M. G., Segal, Z. V., & DeRubeis, R. J. (2015). Cognitive behavioral therapy: Current status and future research directions. Psychotherapy Research25(3), 321-329.

[20] Angus, L., Watson, J. C., Elliott, R., Schneider, K., & Timulak, L. (2015). Humanistic psychotherapy research 1990–2015: From methodological innovation to evidence-supported treatment outcomes and beyond. Psychotherapy Research25(3), 330-347.

[21] Heatherington, L., Friedlander, M. L., Diamond, G. M., Escudero, V., & Pinsof, W. M. (2015). 25 Years of systemic therapies research: Progress and promise. Psychotherapy Research25(3), 348-364.

[22] Vos, J., Craig, M., & Cooper, M. (2015). Existential therapies: A meta-analysis of their effects on psychological outcomes. Journal of consulting and clinical psychology, 83(1), 115.

[23]Cuijpers, P., van Straten, A., Andersson, G., & van Oppen, P. (2008). Psychotherapy for depression in adults: a meta-analysis of comparative outcome studies. Journal of consulting and clinical psychology, 76(6), 909.

[24] Cuijpers, P., Andersson, G., Donker, T., & van Straten, A. (2011). Psychological treatment of depression: results of a series of meta-analyses. Nordic journal of psychiatry, 65(6), 354-364.

[25] Cuijpers, P., Sijbrandij, M., Koole, S., Huibers, M., Berking, M., & Andersson, G. (2014). Psychological treatment of generalized anxiety disorder: a meta-analysis. Clinical Psychology Review34(2), 130-140.

[26] Stewart, R. E., & Chambless, D. L. (2009). Cognitive–behavioral therapy for adult anxiety disorders in clinical practice: A meta-analysis of effectiveness studies. Journal of consulting and clinical psychology, 77(4), 595.

[27] Benish, S. G., Imel, Z. E., & Wampold, B. E. (2008). The relative efficacy of bona fide psychotherapies for treating post-traumatic stress disorder: A meta-analysis of direct comparisons. Clinical psychology review28(5), 746-758.

[28] Bradley, R., Greene, J., Russ, E., Dutra, L., & Westen, D. (2005). A multidimensional meta-analysis of psychotherapy for PTSD. American journal of Psychiatry162(2), 214-227.

[29] Leichsenring, F., & Leibing, E. (2003). The effectiveness of psychodynamic therapy and cognitive behavior therapy in the treatment of personality disorders: a meta-analysis. American journal of psychiatry160(7), 1223-1232.

[30] Cristea, I. A., Gentili, C., Cotet, C. D., Palomba, D., Barbui, C., & Cuijpers, P. (2017). Efficacy of Psychotherapies for Borderline Personality Disorder: A Systematic Review and Meta-analysis. Jama psychiatry74(4), 319-328.

[31] Miller, S., Wampold, B., & Varhely, K. (2008). Direct comparisons of treatment modalities for youth disorders: A meta-analysis. Psychotherapy Research18(1), 5-14.

[32] Imel, Z. E., Wampold, B. E., Miller, S. D., & Fleming, R. R. (2008a). Distinctions without a difference: direct comparisons of psychotherapies for alcohol use disorders. Psychology of Addictive Behaviors, 22(4), 533.

[33] Wampold, B. E., Flückiger, C., Del Re, A. C., Yulish, N. E., Frost, N. D., Pace, B. T., ... & Hilsenroth, M. J. (2017). In pursuit of truth: A critical examination of meta-analyses of cognitive behavior therapy. Psychotherapy Research27(1), 14-32.

[34] Lambert, M. J., & Barley, D. E. (2001). Research summary on the therapeutic relationship and psychotherapy outcome. Psychotherapy: Theory, research, practice, training, 38(4), 357.

[35] Norcross, J. C., & Wampold, B. E. (2013). Compendium of treatment adaptations. Psychotherapy in Australia, 19(3), 34.

[36] Stiles, W. B., Honos‐Webb, L., & Surko, M. (1998). Responsiveness in psychotherapy. Clinical Psychology: Science and Practice, 5(4), 439-458.

[37] Swift, J. K., & Greenberg, R. P. (2012). Premature discontinuation in adult psychotherapy: A meta-analysis. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 80(4), 547.

[38] Swift, J. K., & Greenberg, R. P. (2014). A treatment by disorder meta-analysis of dropout from psychotherapy. Journal of Psychotherapy Integration, 24(3), 193–207.

[39] Roos, J., & Werbart, A. (2013). Therapist and relationship factors influencing dropout from individual psychotherapy: A literature review. Psychotherapy Research, 23(4), 394-418.

[40] Barlow, D. H. (2010). Negative effects from psychological treatments: a perspective. American psychologist, 65(1), 13.

[41] Hansen, N. B., Lambert, M. J., & Forman, E. M. (2002). The psychotherapy dose‐response effect and its implications for treatment delivery services. Clinical Psychology: science and practice, 9(3), 329-343. 

[42] Warren, J. S., Nelson, P. L., & Burlingame, G. M. (2009). Identifying youth at risk for treatment failure in outpatient community mental health services. Journal of Child and Family Studies, 18(6), 690-701.

[43] Walfish, S., McAlister, B., O'donnell, P., & Lambert, M. J. (2012). An investigation of self-assessment bias in mental health providers. Psychological Reports, 110(2), 639-644.

[44] Hatfield, D., McCullough, L., Frantz, S. H., & Krieger, K. (2010). Do we know when our clients get worse? An investigation of therapists' ability to detect negative client change. Clinical Psychology & Psychotherapy, 17(1), 25-32.

[45] Hartmann, A., Joos, A., Orlinsky, D. E., & Zeeck, A. (2015). Accuracy of therapist perceptions of patients' alliance: Exploring the divergence. Psychotherapy Research, 25(4), 408-419.

[46] Tryon, G. S., Blackwell, S. C., & Hammel, E. F. (2007). A meta-analytic examination of client-therapist perspectives of the working alliance. Psychotherapy Research, 17(6), 629-642.

[47] Bachelor, A. (2013). Clients' and therapists' views of the therapeutic alliance: Similarities, differences and relationship to therapy outcome. Clinical psychology & psychotherapy, 20(2), 118-135.

[48] Timulak, L. (2010). Significant events in psychotherapy: An update of research findings. Psychology and Psychotherapy: Theory, Research and Practice, 83(4), 421-447.

[49] Brown, G. S., Lambert, M. J., Jones, E. R., & Minami, T. (2005). Identifying highly effective psychotherapists in a managed care environment. American Journal of Managed Care, 11(8), 513-520.

[50] Wampold, B. E., & Brown, G. S. J. (2005). Estimating variability in outcomes attributable to therapists: a naturalistic study of outcomes in managed care. Journal of consulting and clinical psychology, 73(5), 914.

[51] Anderson, T., Ogles, B. M., Patterson, C. L., Lambert, M. J., & Vermeersch, D. A. (2009). Therapist effects: Facilitative interpersonal skills as a predictor of therapist success. Journal of clinical psychology, 65(7), 755-768.

[52] Goldberg, S. B., Rousmaniere, T., Miller, S. D., Whipple, J., Nielsen, S. L., Hoyt, W. T., & Wampold, B. E. (2016). Do psychotherapists improve with time and experience? A longitudinal analysis of outcomes in a clinical setting. Journal of Counseling Psychology, 63(1), 1.

[53] Nyman, S. J., Nafziger, M. A., & Smith, T. B. (2010). Client outcomes across counselor training level within a multitiered supervision model. Journal of Counseling & Development, 88(2), 204-209.

[54] Budge, S. L., Owen, J. J., Kopta, S. M., Minami, T., Hanson, M. R., & Hirsch, G. (2013). Differences among trainees in client outcomes associated with the phase model of change. Psychotherapy, 50(2), 150.

[55] Webb, C. A., DeRubeis, R. J., & Barber, J. P. (2010). Therapist adherence/competence and treatment outcome: A meta-analytic review. Journal of Consulting and Clinical psychology, 78(2), 200.

[56] Owen, J., & Hilsenroth, M. J. (2014). Treatment adherence: The importance of therapist flexibility in relation to therapy outcomes. Journal of counseling psychology, 61(2), 280.

[57] Kazdin, A. E. (2009). Understanding how and why psychotherapy leads to change. Psychotherapy research, 19(4-5), 418-428.

[58] Wampold, B. E. (2012). Humanism as a common factor in psychotherapy. Psychotherapy, 49(4), 445.

[59] Goldfried, M. R. (1980). Toward the delineation of therapeutic change principles. American Psychologist, 35(11), 991.

[60] Goldfried, M. R. (2009). Searching for therapy change principles: Are we there yet?. Applied and Preventive Psychology, 13(1), 32-34.

[61] Ahn, H., & Wampold, B. E. (2001). Where oh where are the specific ingredients? A meta-analysis of component studies in counseling and psycotherapy. Journal of Counseling Psychology, 48(3), 251–257.

[62] Bell, E. C., Marcus, D. K., & Goodlad, J. K. (2013). Are the parts as good as the whole? A meta-analysis of component treatment studies. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 81(4), 722–736.

[63] Bordin, E. S. (1979). The generalizability of the psychoanalytic concept of the working alliance. Psychotherapy: Theory, research & practice, 16(3), 252.

[64] Elliott, R., Bohart, A. C., Watson, J. C., & Greenberg, L. S. (2011). Empathy. Psychotherapy, 48(1), 43–49.

[65] Constantino, M. J., Ametrano, R. M., & Greenberg, R. P. (2012). Clinician interventions and participant characteristics that foster adaptive patient expectations for psychotherapy and psychotherapeutic change. Psychotherapy, 49(4), 557.

[66] Griner, D., & Smith, T. B. (2006). Culturally adapted mental health intervention: A meta-analytic review. Psychotherapy: Theory, Research, Practice, Training, 43(4), 531-548.

[67] Lindhiem, O., Bennett, C. B., Trentacosta, C. J., & McLear, C. (2014). Client preferences affect treatment satisfaction, completion, and clinical outcome: a meta-analysis. Clinical psychology review, 34(6), 506-517.

[68] Beutler, L. E., Harwood, T. M., Michelson, A., Song, X., & Holman, J. (2011). Resistance/reactance level. Journal of Clinical Psychology, 67(2), 133-142.

[69] Norcross, J. C., Krebs, P. M., & Prochaska, J. O. (2011). Stages of change. Journal of clinical psychology, 67(2), 143-154.

[70] Safran, J. D., Muran, J. C., & Eubanks-Carter, C. (2011). Repairing alliance ruptures. Psychotherapy, 48(1), 80–87.

[71] Miller, S. D., Duncan, B., & Hubble, M. (2008). Supershrinks: What is the secret of their success?. Psychotherapy in Australia, 14(4), 14.

[72] Baldwin, S. A., & Imel, Z. E. (2013). Therapist effects: Findings and Methods. In M. J. Lambert (Ed.), Bergin and Garfield’s handbook of psychotherapy and behavior change. (6ª ed., p. 258–297). John Wiley & Sons.

[73] Wampold, B. E. (2015). How important are the common factors in psychotherapy? An update. World Psychiatry, 14(3), 270-277.

[74] Okiishi, J., Lambert, M. J., Nielsen, S. L., & Ogles, B. M. (2003). Waiting for supershrink: An empirical analysis of therapist effects. Clinical Psychology & Psychotherapy, 10(6), 361-373.

[75] Garfield, S. L. (1997). The therapist as a neglected variable in psychotherapy research. Clinical Psychology: Science and Practice, 4(1), 40-43.

[76] Wampold, B. E. (2017). What Should We Practice?. In T. Rousmaniere, R. K. Goodyear, S. D. Miller, & B. E. Wampold (Eds.), The Cycle of Excellence: Using Deliberate Practice to Improve Supervision and Training. (p. 49-65). John Wiley & Sons.

[77] Wampold, B. E., Baldwin, S. A., Holtforth, M. G., & Imel, Z. E. (2017). What characterizes effective therapists?. In L. G. Castonguay & C. E. Hill (Eds.), How and Why Are Some Therapists Better Than Others?. (p. 37-54). American Psychological Association.

[78] Baldwin, S. A., Wampold, B. E., & Imel, Z. E. (2007). Untangling the alliance-outcome correlation: Exploring the relative importance of therapist and patient variability in the alliance. Journal of consulting and clinical psychology, 75(6), 842.

[79] Lambert, M. J., & Cattani, K. (2012). Practice‐friendly research review: Collaboration in routine care. Journal of clinical psychology, 68(2), 209-220.

[80] Anderson, T., Ogles, B. M., Patterson, C. L., Lambert, M. J., & Vermeersch, D. A. (2009). Therapist effects: Facilitative interpersonal skills as a predictor of therapist success. Journal of clinical psychology, 65(7), 755-768.

[81] Anderson, T., McClintock, A. S., Himawan, L., Song, X., & Patterson, C. L. (2016). A prospective study of therapist facilitative interpersonal skills as a predictor of treatment outcome. Journal of consulting and clinical psychology, 84(1), 57.

[82] Anderson, T., Crowley, M. E. J., Himawan, L., Holmberg, J. K., & Uhlin, B. D. (2016). Therapist facilitative interpersonal skills and training status: A randomized clinical trial on alliance and outcome. Psychotherapy Research, 26(5), 511-529.

[83] Rogers, C. R. (1975). Empathic: An unappreciated way of being. The counseling psychologist, 5(2), 2-10.

[84] Hatcher, R. L. (2015). Interpersonal competencies: Responsiveness, technique, and training in psychotherapy. American Psychologist, 70(8), 747.

[85] Safran, J. D., & Kraus, J. (2014). Alliance ruptures, impasses, and enactments: A relational perspective. Psychotherapy, 51(3), 381.

[86] Eubanks-Carter, C., Muran, J. C., & Safran, J. D. (2015). Alliance-focused training. Psychotherapy, 52(2), 169.

[87] Lambert, M. J., & Shimokawa, K. (2011). Collecting client feedback. Psychotherapy, 48(1), 72.

[88] Nissen‐Lie, H. A., Rønnestad, M. H., Høglend, P. A., Havik, O. E., Solbakken, O. A., Stiles, T. C., & Monsen, J. T. (2017). Love yourself as a person, doubt yourself as a therapist?. Clinical psychology & psychotherapy, 24(1), 48-60.

[89] Chow, D. L., Miller, S. D., Seidel, J. A., Kane, R. T., Thornton, J. A., & Andrews, W. P. (2015). The role of deliberate practice in the development of highly effective psychotherapists. Psychotherapy, 52(3), 337.