Linhas de Investigação
A Expertise Lab foca-se em investigações sistemáticas da pessoa do psicoterapeuta, para lá do modelo teórico específico utilizado, e em práticas que potenciem a sua eficácia clínica. As investigação completadas e a decorrer podem ser divididas em três grandes temas:
A investigação em psicoterapia tem vindo a relevar que os terapeutas mais eficazes possuem um conjunto de competências interpessoais específicas. Estas competências foram aglumeradas e continuam a ser investigadas sob o construto "Facilitative Interpersonal Skills" (FIS), criado por Tim Anderson e colaboradores. Desde então, estas competências têm vindo a distinguir os psicoterapeutas que produzem mais resultados clínicos, sendo por isso fundamental não só entender estas variáveis como investigar modos de as treinar sistematicamente.
As "Facilitative Interpersonal Skills" do psicoterapeuta são:
- Fluência verbal
- Criação de expectativas positivas
- Persuasão
- Expressividade emocional
- Aceitação incondicional e cuidado pelo outro
- Capacidade empática
- Capacidade colaborativa
- Resolução de rupturas
Para definições mais específicas de cada uma destas variáveis, ver o manual de codificação FIS.
A Expertise Lab conta com vários estudos, de mestrado e doutoramento, e colaborações internacionais, de modo a investigar diferentes componentes do FIS e implicações para o treino eficaz de psicoterapeutas.
A prática deliberada é hoje reconhecida como possivelmente a variável mais relevante para o desenvolvimento de "expertise" ou desempenho superior em qualquer área de trabalho. O seu pressuposto central é que o desempenho superior, ou "expertise", é adquirido gradualmente através do investimento em tarefas de treino que o indivíduo possa dominar sequencialmente, com a ajuda de um coach que poderá dar feedback constante e adaptar o treino às capacidades actuais do aluno. Para mais informações
A Expertise Lab está dedicada a investigar o impacto da prática deliberada em psicoterapeutas; o modo como pode ser implementada em diferentes contextos de treino; e desenhar directrizes baseadas na investigação para que tanto coaches como alunos possam planear um programa de treino eficaz para o desenvolvimento de competências clínicas fundamentais.
Os sistemas de feedback em psicoterapia, ou monitorização de resultados, têm como objectivo melhorar os resultados finais das terapias através do recolher de informações sobre a progressão das intervenções psicológicas, e providenciando essas informações ao terapeuta de modo a melhor adaptar a intervenção às necessidades do paciente.
Ao longo dos últimos anos, a Expertise Lab tem conduzido várias investigações sobre a implementação e o impacto do uso de sistemas de feedback em psicoterapia.
Conheça algumas das Publicações e Comunicações do nosso Laboratório de Expertise.