Importância das Intervenções
Desde 1962 que o ISPA - Instituto Universitário se dedica ao estudo do comportamento humano. Uma Universidade de referência, que desenvolve sólida investigação científica, reconhecida a nível nacional e internacional. Aqui sediada, a Clínica ISPA usufrui deste expertise e disponibiliza diversos serviços de elevada qualidade em diferentes áreas da psicologia.
Com uma equipa dinâmica de profissionais muito experientes, com elevada formação nacional e internacional e participação em sociedades científicas de renome, na Clínica ISPA privilegiamos a excelência e o rigor numa abordagem personalizada.
Somos uma clínica universitária que disponibiliza serviços de psicologia de elevada qualidade e partilhamos aqui algumas informações sobre intervenções psicológicas e psicoterapêuticas.
As intervenções psicológicas e a psicoterapia são eficazes
A investigação científica tem comprovado a eficácia da psicoterapia: em média, uma pessoa que fez psicoterapia está melhor do que 80% das pessoas que não beneficiaram de apoio psicológico.
A psicoterapia é, em muitos casos, mais eficaz do que intervenções medicamentosas
A investigação tem demonstrado que a eficácia da psicoterapia é igual ou superior a intervenções medicamentosas, com a vantagem de ter ganhos mais duradouros. Com a psicoterapia, a pessoa desenvolve um conhecimento aprofundado sobre si, promovendo as suas próprias competências e recursos.
A psicoterapia é um espaço acolhedor mas também desafiante
Na psicoterapia vai encontrar um espaço privilegiado de empatia, de escuta e de compreensão. Queremos que se sinta confortável, seguro, apoiado e compreendido mas também desafiado. Em determinados momentos da vida pode ser importante interrogar e questionar algumas verdades e crenças que criámos ao longo do nosso percurso pessoal. Neste processo, acabamos por nos desafiar a nós mesmos.
A psicoterapia realiza-se em colaboração
A psicoterapia é um processo que acontece numa relação de confiança e de colaboração. Será convidado a ser um agente activo, elaborando e co-criando, com o psicoterapeuta, o seu próprio processo terapêutico. Assim, é muito importante manter um diálogo aberto e contínuo, sobre o modo como a psicoterapia vai decorrendo e como ambos vão colaborando conjuntamente.
A psicoterapia e as nossas expectativas
É natural que possa sentir dúvidas sobre os resultados da psicoterapia e de como esta se processa. É muito importante que se sinta confortável para poder expressar as suas expectativas, dialogar sobre estas com o psicoterapeuta, de modo a que em conjunto conduzam a psicoterapia em direção ao que é mais importante para si.
A psicoterapia faz-se em caminho seguro mas também com flexibilidade
Definidos os objectivos, será elaborado com o seu psicoterapeuta, um plano de apoio específico e dirigido a si. Será um caminho seguro mas que se pretende flexível. Não existem pessoas iguais, por isso, a psicoterapia conjuga o conhecimento científico com a especificidade de cada pessoa.
A psicoterapia é mais eficaz se partilhar o seu feedback
A investigação demonstra que quanto mais feedback der sobre como a psicoterapia está a decorrer, do seu ponto de vista, e como vai sentido a relação com o seu psicoterapeuta, maior a probabilidade desta ser eficaz. Dar feedback, não apenas do que corre bem como do que não está a ser proveitoso, promove oportunidades de melhoria.
O tempo e a duração da psicoterapia
A duração da psicoterapia irá depender do seu pedido, dos objectivos estabelecidos e do que acordar com o psicoterapeuta. Poderá sentir, num primeiro momento, que se trata de um investimento longo, mas perante um percurso de vida e momentos de sofrimento, acaba por significar um investimento em si e na resolução de questões importantes. O tempo das sessões é muito importante. Muita vezes, na azáfama do dia a dia, é um tempo único e precioso que terá dedicado a si. É o seu tempo!
A psicoterapia procura dar resposta aos dilemas humanos e da vida
Por vezes receamos expressar as nossas angústias, os nossos medos, o nosso sofrimento psicológico. Por vezes receamos mesmo ter uma doença. A psicoterapia baseia-se num olhar psicológico e humano sobre os problemas e os dilemas da vida. Trata-se de uma perspectiva compreensiva que ajuda a pessoa a redescobrir as suas próprias respostas e a desenvolver recursos para lidar consigo e com os outros. A psicoterapia pode assim dirigir-se a questões mais particulares ou a dimensões mais gerais da existência. Mas tem como objectivo ajudá-lo a encontrar respostas por si mesmo.