page--front.tpl.php

#8 - O Bem-Estar em Mente!

O Bem-Estar em Mente!
A saúde psicológica é uma necessidade básica.
O Bem Estar Mente

 

 

A saúde psicológica é uma necessidade básica. 

 

Preferimos o conceito de saúde psicológica ao termo saúde mental. Este último, remete ainda que implicitamente, para doença mental. O sofrimento, a dor emocional, a desesperança, a angústia, o medo do presente e do futuro, enfim, as perturbações psicológicas, não são sinónimas de doença mental.

 

A psicologia assenta num duplo olhar: é uma ciência; e tem uma compreensão humana e relacional sobre o desenvolvimento humano. E, o desenvolvimento de uma pessoa, é feito também de sofrimento e de perdas de sentido. Que podem ser sobre si próprio, sobre as relações com os outros, ou sobre o mundo. Esta visão sobre a existência, que aceita o sofrimento como parte integrante do desenvolvimento, não pressupõe uma conceção pessimista da vida. 

 

 

A tristeza e a alegria como parte da saúde psicológica

 

Os gregos consideraram a comédia, mas também o drama, como formas de representação da vida. Ambos fazem parte. Assim como a alegria faz, tanto parte de nós, como a tristeza. Se esta, tantas vezes nos é difícil de ser experienciada, não deixa de ser uma emoção muito importante, para podermos compreender o que se passa connosco. E por vezes sentimo-nos duplamente sozinhos. 

 

A solidão pode entranhar-se em nós como um poço sem fundo à vista. É, também, um medo de abismo. Que pior abismo pode acontecer se me sinto a perder-me de mim? Quando já nem aos mais próximos consigo falar deste medo e desta solidão. Desta falta de compreensão que sinto sobre as coisas que antes eram simples. Quando me interrogo sobre o que se passa comigo e sinto-me num novelo repleto de confusão. Quando sinto que tinha respostas que me enquadravam. E que agora parece que as minhas respostas não me estão a ajudar a lidar comigo, com os outros, e com a vida. 

 

Hoje, há mais informação sobre saúde psicológica, o que é um aspecto muito positivo. Mas sabemos que, em última instância, a forma de ter o bem-estar psicológico em mente, de o priorizar se assim o quisermos, dependerá sempre de cada um de nós. E, ainda bem, que assim é. 

 

 

Daniel Sousa, psicólogo clínico, psicoterapeuta

Director Clínica ISPA