page--front.tpl.php

Prof.ª Doutora Telma Sousa Almeida

Prof

 

Professora Auxiliar no Ispa - Instituto Universitário e investigadora pelo William James Center for Research.

Concluiu a sua Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

Doutorou-se em Psicologia, pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e é pós-graduada em Medicina Legal e em Avaliação Psicológica Forense.

Especialista em desenvolvimento infantil, avaliação psicológica e entrevista investigativa de vítimas, testemunhas e suspeitos de crimes.

A sua carreira de investigação centra-se no estudo da participação das vítimas e das testemunhas particularmente vulneráveis na justiça, designadamente sobre o modo como são avaliadas e entrevistadas neste contexto. O seu trabalho tem refinado a compreensão sobre as competências mnésicas de pessoas autistas, influenciando as melhores práticas em entrevista investigativa e moldando a forma como os profissionais do Sistema de Justiça Criminal interagem com estas testemunhas. Ao longo dos últimos anos integrou várias equipas de investigação no âmbito do abuso de crianças, psicologia forense e desenvolvimental, delinquência juvenil e psicologia da paz e dos direitos humanos.

Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas e livros, bem como comunicações em conferências nacionais e internacionais.

Para além da investigação e da docência, a Dra. Telma Sousa Almeida é uma participante ativa na COST Action CA22128 (ImpleMendez), onde colabora com especialistas internacionais para implementar os Princípios de Méndez, defendendo o tratamento ético de indivíduos vulneráveis dentro do sistema de justiça.

 

 

Gostava de ser acompanhado?

 

Na Clínica ISPA, adultos e crianças com dificuldades emocionais ou nos relacionamentos, problemas no trabalho ou na escola, beneficiam do apoio de técnicos altamente qualificados.

 

Também casais e famílias com diferentes tipos de problemas podem usufruir de um acompanhamento terapêutico, efetuado por especialistas em terapia familiar e conjugal.